Cidades a exemplo de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em fase
de reabertura de shopping centers, bares, restaurantes, academias
e salões de beleza. Compartilhamos aqui informações úteis que o SEBRAE
organizou, com base nas determinações do Governo do Estado de São
Paulo, para ajudá-lo nessa retomada. Vale a pena conferir e, se você é de
outra localidade, acompanhe também a legislação do seu município. São
providências essenciais para preservar a saúde de colaboradores, clientes
e das comunidades no entorno. Uma atitude de respeito e cidadania.
Confira algumas dicas que ajudam funcionários e terceiros relacionados
à sua empresa e até mesmo você, caso seja um prestador de serviço.
Primeiro Passo: prepare-se antes de abrir as portas do seu
estabelecimento.
• Consulte a lista da Prefeitura da sua cidade e verifique se
o seu segmento de serviço está contemplado para a reabertura.
• Verifique quais são os protocolos que devem ser seguidos. Em alguns
casos, como em São Paulo, há fases e é importante saber em qual etapa
o seu negócio se encontra.
Segundo Passo: atenção às exigências sanitárias.
• Distanciamento social. Faça demarcações no ambiente: a sinalização
ajuda na comunicação com clientes e favorece a observância das regras.
A distância que vem sendo recomendada é de 1,5 metro entre as pessoas –
exceto para atividades que exijam acompanhamento e cuidados especiais.
• EPIs e barreira física: se o distanciamento não é possível pela
característica do negócio, utilize equipamentos de proteção
e/ou estabeleça barreiras físicas para minimizar riscos de contágio.
• Ambientes arejados e circulação mínima. Sempre que possível,
mantenha os ambientes arejados e limite a quantidade de pessoas
circulando dentro do estabelecimento.
• Adote alternativas mais seguras, de acordo com as suas
possibilidades: se for viável, mantenha a operação 100% virtual
ou ao menos parcialmente, e organize atendimentos
em horários específicos.
• Funcionários: oriente-os sobre proteção, distanciamento e higiene
pessoal. Faça aferição de temperatura corporal diariamente, de preferência
quando iniciarem o trabalho. Eles não devem tocar em máscaras, olhos
ou outra parte do rosto. Devem evitar contato físico com clientes e seguir
as regras de etiqueta respiratória – tossir cobrindo a boca com lenços
e descartá-los imediatamente. Caso algum funcionário apresente
sintomas, procure afastá-lo imediatamente por no mínimo 14 dias.
• Máscaras. O uso é inegociável. Providencie para que todos utilizem
esse equipamento de proteção e coloque avisos também aos clientes
com recomendações para o seu uso correto.
• Limpeza dos ambientes. Distribua recipientes com álcool em gel tanto
para funcionários quanto para clientes. A higienização do ambiente deve
ser reforçada e regular, principalmente em áreas comuns de atendimento
ao público. Se possível, não utilize tapetes.
• Compartilhamento de material. Evite o compartilhamento de objetos
pessoais entre funcionários e clientes – fones de ouvido, por exemplo.
• Descartáveis. Procure utilizar materiais descartáveis (pratos, copos,
talheres), o que facilita a higienização do ambiente.
• Fornecedores. Se você conta com serviços de terceiros, alinhe para
que eles sigam as mesmas regras.
Fonte: Empreenda Itaú Mulher
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