Prepare-se para a retomada das lojas pós pandemia

Decreto obriga o uso da máscara no comércio e transporte coletivo ...

Algumas cidades já anunciam a retomada da atividade econômica em vários segmentos. Fique de olho em dicas importantes para preservar a saúde de todos. 

Cidades a exemplo de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em fase de reabertura de shopping centers, bares, restaurantes, academias e salões de beleza. Compartilhamos aqui informações úteis que o SEBRAE organizou, com base nas determinações do Governo do Estado de São Paulo, para ajudá-lo nessa retomada. Vale a pena conferir e, se você é de outra localidade, acompanhe também a legislação do seu município. São providências essenciais para preservar a saúde de colaboradores, clientes e das comunidades no entorno. Uma atitude de respeito e cidadania. Confira algumas dicas que ajudam funcionários e terceiros relacionados à sua empresa e até mesmo você, caso seja um prestador de serviço. 

Lojas de rua estão se saindo melhor que as de shoppings na ...

Primeiro Passo: prepare-se antes de abrir as portas do seu estabelecimento. 

• Consulte a lista da Prefeitura da sua cidade e verifique se o seu segmento de serviço está contemplado para a reabertura. 

• Verifique quais são os protocolos que devem ser seguidos. Em alguns casos, como em São Paulo, há fases e é importante saber em qual etapa o seu negócio se encontra. Segundo Passo: atenção às exigências sanitárias. 

• Distanciamento social. Faça demarcações no ambiente: a sinalização ajuda na comunicação com clientes e favorece a observância das regras. A distância que vem sendo recomendada é de 1,5 metro entre as pessoas – exceto para atividades que exijam acompanhamento e cuidados especiais. 

• EPIs e barreira física: se o distanciamento não é possível pela característica do negócio, utilize equipamentos de proteção e/ou estabeleça barreiras físicas para minimizar riscos de contágio.

• Ambientes arejados e circulação mínima. Sempre que possível, mantenha os ambientes arejados e limite a quantidade de pessoas circulando dentro do estabelecimento.

• Adote alternativas mais seguras, de acordo com as suas possibilidades: se for viável, mantenha a operação 100% virtual ou ao menos parcialmente, e organize atendimentos em horários específicos. 

• Funcionários: oriente-os sobre proteção, distanciamento e higiene pessoal. Faça aferição de temperatura corporal diariamente, de preferência quando iniciarem o trabalho. Eles não devem tocar em máscaras, olhos ou outra parte do rosto. Devem evitar contato físico com clientes e seguir as regras de etiqueta respiratória – tossir cobrindo a boca com lenços e descartá-los imediatamente. Caso algum funcionário apresente sintomas, procure afastá-lo imediatamente por no mínimo 14 dias. 

• Máscaras. O uso é inegociável. Providencie para que todos utilizem esse equipamento de proteção e coloque avisos também aos clientes com recomendações para o seu uso correto. 

• Limpeza dos ambientes. Distribua recipientes com álcool em gel tanto para funcionários quanto para clientes. A higienização do ambiente deve ser reforçada e regular, principalmente em áreas comuns de atendimento ao público. Se possível, não utilize tapetes. 

• Compartilhamento de material. Evite o compartilhamento de objetos pessoais entre funcionários e clientes – fones de ouvido, por exemplo. 

• Descartáveis. Procure utilizar materiais descartáveis (pratos, copos, talheres), o que facilita a higienização do ambiente. 

• Fornecedores. Se você conta com serviços de terceiros, alinhe para que eles sigam as mesmas regras.

Fonte: Empreenda Itaú Mulher

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