Recursos para navegar na crise

Resultado de imagem para mulher no notebook

Em parceria com o BID Lab, Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Cubo Itaú desenvolveu um Survival Kit (Kit de Sobrevivência), voltado a empreendedores e empresários. Entre os temas contidos no material, estão informações sobre apoio financeiro, gestão de pessoas, gestão de negócios, legislação e impostos, trabalho remoto, saúde mental, cenário econômico e perspectivas futuras, transformação digital, pontos centrais e coletâneas de informações, agenda para eventos e, obviamente, informações sobre o novo coronavírus. O objetivo da iniciativa é reunir, em uma única plataforma, tudo o que é preciso saber neste momento quando o assunto é o seu negócio.

O acesso ao material é gratuito – basta fornecer alguns dados, como nome e e-mail – e as informações foram reunidas pelas equipes do Cubo e do BID. Os conteúdos são apresentados em vídeos, relatórios e links, e fornecem aos usuários informações sobre o que as startups da América Latina e do Caribe estão fazendo. Na categoria “Cenário Econômico e Perspectivas Futuras”, você tem acesso a pesquisas da Harvard Business Review, McKinsey, Inovasia, além de relatórios e artigos sobre o ecossistema global de startups diante da COVID-19. Há ainda uma uma série de conteúdos de treinamento da Microsoft, do Google, do Cubo e do BID para aprimoramento profissional.

KIT de Enfrentamento do SEBRAE oferece caminhos para empreendedores

O SEBRAE está oferecendo cinco caminhos para ajudar pequenos e médios negócios a enfrentar a crise econômica. É o Kit de Enfrentamento, disponível via web, que contempla os temas Proteção de Caixa, Soluções de Crédito, (Re)negociação com fornecedores e clientes, Vendas online e o que o Governo pode fazer por você. O usuário conta com ferramentas e simuladores, lives e cursos gratuitos para se aprofundar em cada um desses módulos e especialistas à disposição para conversar sobre questões mais específicas. Confira alguns conteúdos disponíveis no kit:

 • Proteção de Caixa: informando gastos de aluguel e estimativa de faturamento nos próximos meses, entre outros dados, o usuário consegue avaliar a sobrevivência do negócio e, ainda, se precisar, conhecer soluções de fluxo de caixa. Nesta seção do site, há orientações gerais sobre controle de gastos, avaliação de estoques e possibilidade de ganhos extras. Quem quiser, pode também realizar cursos gratuitos a distância, em Finanças e Controle de Gastos (comércio e indústria).

 • Soluções de Crédito: aqui os microempresários encontram um passo a passo para avaliar qual é a linha de crédito mais adequada para o negócio, a partir da análise de seu contexto (necessidade de capital de giro, projeções e saldos, o valor da parcela que cabe no bolso da empresa, o que fazer para ter prestações reduzidas, além da documentação necessária.) Há cursos disponíveis sobre como captar recursos, por exemplo, além de um livro digital com soluções emergenciais.

• Re (negociação) com fornecedores e clientes: nesse módulo, os conteúdos são voltados à negociação, começando por diagnóstico e planejamento (identificação prévia de pontos a serem discutidos) para que, sobretudo, os relacionamentos com fornecedores e clientes sejam preservados.

• Vendas online: por conta da pandemia, a sobrevivência de muitas empresas agora está no comércio eletrônico. O empreendedor encontra passos básicos para definir público, canais digitais e estratégias de marketing. Há e-books e vídeos sobre delivery e segmentações para vendas em moda, varejo, serviços, indústria, alimentação (varejo e serviços), além de cursos sobre marketing digital.

 • O que o Governo pode fazer por você: nesse capítulo, o usuário encontra informações atualizadas sobre planos de reabertura, dicas para quem quer vender para a esfera pública, além das Medidas Provisórias, Auxílio Governamental e Benefícios Fiscais. Nesta seção, ainda há disponíveis conteúdos digitais sobre temas trabalhistas, fiscais, desburocratização, entre outros. Quem quiser conhecer mais sobre o kit, poderá também ter acesso a variadas soluções oferecidas pelo SEBRAE.

Para saber mais, basta visitar o portal sebrae.com.br

Nenhum comentário: