5 LIÇÕES DE POKÉMON GO PARA EMPREENDEDORES

O jogo já superou o Tinder em downloads para Android e servidores não estão suportando a quantidade de acessos. (por Adriano Lira)

Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada, que mistura elementos virtuais à vida real (Foto: Divulgação)


Lançado em 6 de julho, o jogo para celular Pokémon Go já pode ser considerado um grande sucesso. De acordo com a consultoria americana Similar Web, o game está sendo usado ativamente por 3% dos usuários de aparelhos com o sistema Android.
O número é maior que o do Tinder, aplicativo de relacionamentos acessado ativamente por 2% dos donos de Android, e pouco menor que o Twitter, com 3,5% de usuários ativos.
O Pokémon Go conseguiu esses números com menos de uma semana no ar. Para se ter uma ideia, o Tinder existe há quatro anos e o Twitter já tem 10 anos. O resultado é ainda mais espantoso porque o jogo dos monstrinhos só está oficialmente disponível em três países: Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia.
A demanda é tanta que já existem programas para enganar o sistema, "simulando" que smartphone está em um desses países para conseguir fazer o download do jogo. Todo esse sucesso, no entanto, não era esperado pelos desenvolvedores do Pokémon Go e os servidores não estão suportando o grande número de acessos.
A criação do jogo e sua repercussão têm lições para empreendedores de qualquer área. Confira a seguir:
1. O jogo é inovador…
O primeiro jogo para videogame do Pokémon foi lançado em 1996, dois anos antes da criação da Pokémon Company (composta pela fabricante de jogos e aparelhos de videogame Nintendo; pela Game Freak, que desenvolveu os jogos Pokémon anteriores; e pela Creatures, que fabrica os brinquedos e jogos de cartas da série).
Apesar da experiência com games, o grupo decidiu firmar uma parceria com a Niantic. Criada em 2010, a startup é focada em jogos de realidade aumentada, que integram o mundo real e informações virtuais em uma tela.
Pokémon Go é pura realidade aumentada. No jogo, os usuários usam a câmera de seu telefone para conseguir encontrar os Pokémons, que se integram às cenais reais. Essa junção de real e virtual, aliás, virou tema para uma série de memesinspiradas no jogo.

2. …mas também segue tendências do presenteAlém do uso de realidade aumentada, o jogo aproveitou duas tendências do mercado de games já usadas há alguns anos: o uso do mobile e a monetização. A grande maioria dos jogos dos monstrinhos foi feita para videogames. Pokémon Go é apenas o segundo título da série criado para dispositivos móveis. Até então, só o jogo Pokémon Shuffle havia sido feito para smartphones.
A segunda tendência é o modelo de monetização. O download de Pokémon Go é grátis, com compras dentro do aplicativo.

3. A nostalgia importa
Trazer de volta grandes clássicos infantis virou uma importante fonte de receita para grandes empresas. Depois do primeiro jogo de Pokémon em 1996, lançado para o Game Boy, o desenho animado transformou a série em uma febre mundial. Os adultos que estão sedentos pelo app foram as crianças que não desgrudavam das telinhas no fim da década de 1990.
Para muitos desses fãs, os jogos de Pokémon representam boas lembranças do começo de suas vidas. E essa nostalgia contribui para o sucesso do game de realidade aumentada.

4. A resiliência vale a pena
A história da Nintendo, uma das detentoras da franquia, é motivo de inspiração para empreendedores.
Criada há 126 anos, a empresa japonesa surgiu como uma fabricante de jogos de cartas. Na década de 1970, começou a vender jogos eletrônicos. Foi a grande empresa do mercado de videogames por mais ou menos 20 anos, quando o Playstation, da Sony, tomou a dianteira do setor.
A companhia teve resultados negativos até 2006, quando lançou o Wii. O videogame tinha gráficos simples, foco na diversão em família e um controle com sensores de movimento – em um jogo de tênis, por exemplo, os jogadores usavam o dispositivo como uma raquete em vez de apertar botões, como acontecia com modelos convencionais.
No último ano, o lucro da Nintendo caiu consideravelmente: em 2015, a Nintendo teve um saldo positivo de R$ 515,2 milhões, número menor que os R$ 1,32 bilhão registrados no ano anterior.
No entanto, o jogo Pokémon Go já influencia os números da Nintendo. Somente na última segunda-feira (11/6), as ações da empresa subiram 25% e passaram a valer US$ 200 cada. 
Foi a maior alta da empresa desde 1983, ano do lançamento do Nintendo Entertainment System, videogame que foi um dos maiores sucessos da companhia japonesa.

5. Servidores são muito importante
O lançamento do jogo de realidade aumentada de Pokémon não traz só lições do que empreendedores devem fazer. Há também algo que não deve ser negligenciado.
Aparentemente, Niantic e Pokémon Company esperavam que Pokémon Go fosse um sucesso. Mas não tão grande. As duas empresas limitaram os locais de lançamento, mas não impediram que fãs de todo o planeta baixassem o jogo.
A grande demanda fez com que os servidores não suportassem a quantidade de jogadores, o que levou o app a instabilidades.
Empreendedores de tecnologia devem ter muita atenção com a capacidade dos seus servidores. Em datas com fluxo maior de compra, como o Natal, sua loja virtual deve estar preparada para receber grandes números de pessoas e não deixar ninguém na mão. Neste aspecto, não faça como os criadores de Pokémon Go. 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/07/5-licoes-de-pokemon-go-para-empreendedores.html?utm_source=facebook&utm_medium=social

Nenhum comentário: