8 lições ensinadas pelo filme "Joy"


Longa traz importantes dicas para empreendedores, como a importância de ter uma rede de apoio e um planejamento.

Joy é um daqueles filmes que fazem com que você sinta coragem de batalhar pelos seus sonhos, custe o que custar. O longa conta a história de uma dona de casa que sentia, diariamente, dificuldade em limpar alguns cômodos com os produtos disponíveis no mercado. Em vez de se conformar com isso, ela idealizou e criou, dentro do quarto da filha, um esfregão com um conceito totalmente novo, que ajudou e continua ajudando milhares de pessoas.
Separamos aqui algumas das lições que o filme nos ensinou sobre empreendedorismo. Vamos conferir?

1. Comece por onde você conhece

As chances de o seu produto ou de a sua ideia darem certo, dentro de um ambiente familiar, são maiores do que as de quando você decide se aventurar por novas áreas.
A trajetória de uma das empreendedoras Endeavor, Heloísa Assis, a Zica doBeleza Natural, demonstra exatamente isso: cansada da falta de produtos para seus cabelos cacheados, a carioca, que trabalhou desde os nove anos para ajudar a sustentar a família, decidiu criar sua própria fórmula.
Usando o irmão como cobaia, a amiga como sócia e o marido como investidor, ela começou, literalmente, no fundo do quintal, um salão de beleza. Com o tempo, a rede aumentou e, agora, tem mais de 20 endereços e emprega mais de três mil pessoas.

2. Não use atalhos

Assim como Joy, sabemos que muitos empreendedores já passaram, ou vão passar, por situações em que precisam fazer aquela escolha crucial: ser honesto com alguém que não fez o mesmo com você ou aproveitar a situação para tirar vantagem? Recolher todos os encargos sociais ou pagar horas extras por fora e fazer ajustes duvidosos na contabilidade para ter um pouquinho mais de lucro?
A resposta para essa pergunta influenciará, e muito, a sua jornada como empreendedor. Todos sabemos que nossas ações têm consequências e que, uma hora ou outra, elas chegarão até o seu negócio. Os famosos atalhos nada mais são do que desvios de ética.

3. Planeje: isso faz toda a diferença

Planejar pode não ser a parte mais legal do negócio, mas, com certeza, é uma das mais importantes. Quantas notícias você já não leu sobre empresas que faliram por não terem feito um bom planejamento? Joy, por exemplo, fez, impulsivamente, uma segunda hipoteca em sua própria casa, arriscando literalmente tudo que tinha em prol da sua ideia.
Arriscar sempre será um ato importante dentro da área de empreendedorismo, mas desde que a ação seja pensada antes. Discutir suas ideias com pessoas mais experientes, como mentores, que já passaram por situações similares, é uma ótima saída. Muitas vezes, o projeto que você planeja investir é realmente incrível, mas o momento não é o melhor para realizar essa estratégia. E como você sabe qual é a hora certa? Pois é, o planejamento serve pra isso!

4. Persevere

Que a vida de um empreendedor não é um mar de rosas nós já sabemos, mas isso não quer dizer que você deva desistir toda vez que algo der errado em seu negócio. Errar é, em muitos casos, necessário e vai fazer com que você e seu time se desenvolvam e estejam mais preparados para os próximos desafios.
Um exemplo disso são Mario Chady e Eduardo Ouvírio, do Grupo Trigo. Hoje, quem vê os donos de franquias consolidadas no mercado, como Spoleto e Koni, não imagina que o primeiro restaurante da dupla quase chegou a ir à falência por causa de uma gestão desorganizada.
Joy também teve que enfrentar, além da sua dificuldade financeira, uma confusão burocrática, um fracasso total no momento em que seu produto foi posto à venda e o desafio constante de acreditar na sua ideia, mesmo quando sua família toda dizia que o seu negócio estava destinado ao fim.

5. Ninguém vende seu negócio tão bem quanto você

Quando se pensa em um esfregão, aposto que a primeira imagem que vem na cabeça é a de uma pessoa que trabalha em casa ou em algum departamento de limpeza. Qual seria a sua reação ao ver um comercial em que um homem, de terno e gravata, estivesse tentando vender esse produto? Essa foi justamente a razão pela qual, em um primeiro momento, os produtos de Joy foram rejeitados pelos consumidores.
Bastou que a dona de casa subisse ao palco, com sua cara e coragem, e explicasse o conceito de seu novo produto de uma forma simples e direta que as vendas voaram. O que fica de lição do filme é que a empatia pela marca é fundamental para a prosperidade dos negócios, e ninguém representa melhor a empresa do que quem a desenvolveu.

6. Você não precisa entrar nessa experiência sozinho

Ser empreendedor é mais do que só ter uma ideia fantástica, é conseguir compartilhar as suas angústias e dificuldades com uma rede de apoio que vai ajudá-lo a passar por fases ruins da melhor forma, oferecendo ótimos conselhos e puxões de orelha.
Essa rede de apoio pode ser formada por amigos que sempre acreditaram no seu potencial, pela sua família, por aquela pessoa que o incentivou a seguir em frente quando nada parecia dar certo ou até mesmo por mentores e consultores que podem orientar você a fazer a escolha certa ou ajudar quando estiver em apuros.

7. Ultrapasse suas barreiras

Tirar a ideia do papel é uma tarefa difícil, mas não impossível. Sabemos que o ambiente de negócios brasileiro não é um o sonho da maioria dos empreendedores. Mas, se tantos já conseguiram prosperar mesmo com essas condições, por que não tentar? O não você já tem, que tal sair da zona de conforto, pegar o que você acredita, misturar com força de vontade e ir atrás do que realmente você quer?
Deixe o “e se” de lado e troque pelo “vai que dá!” que já vimos dar certo tantas vezes. Joy quebrou muitas barreiras durante a sua história. Além de primeiro retomar aquele sonho de infância que estava há anos adormecido, ela lutou por seus direitos até o final, principalmente em um dos momentos mais difíceis da sua trajetória, a briga pela patente do seu próprio produto.

8. Retribua

Joy, quando se torna uma bem-sucedida mulher de negócios, olha para trás, para todas as dificuldades que enfrentou, os amigos que ganhou e perdeu, os atalhos que deixou de lado e pensa: agora é hora de ajudar pessoas que, como eu, tiveram uma ideia e acreditam que ela pode revolucionar o modo que olhamos para algo.
Saber que existem pessoas que irão te ajudar ao longo do caminho não só as torna mais confiantes, como também faz com que elas tenham mais vontade de ir além e conseguir fazer o mesmo que você faz por elas: devolver o que você recebeu durante todo seu percurso.
AutoriaEndeavor Brasil

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