Sexta-feira Santa - Por que busca entre os mortos aquele que vive?


"Por que busca entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui. Ele Ressuscitou!" (Lc 24,5-6)

Jesus ressuscitado traz a convincente confirmação. A ânsia de plenitude não fica definitivamente frustada. A Ressurreição significa a total e exaustiva realização do homem todo inteiro, em seu corpo e em sua alma, dentro da realidade do Reino de Deus. A Ressurreição constitui assim o fato mais significativo da história do mundo porque se mostra que a vida, e não a morte, possui a última palavra. (Via Sacra para quem quer viver 1 - Leonardo Boff)


"Assim como muitos ficaram pasmados ao vê-lo, tão desfigurado ele estava, que não parecia ser um homem ou ter aspecto humano. Sem beleza, sem atrativo. Ferido e humilhado, pagou o preço por nossa paz e suas feridas o preço por nossa cura.  " (Is 52,13)


Quando a sexta-feira vem com uma celebração rica em simbologia litúrgica é muito mais gratificante você ser católico. A nossa Liturgia é rica disto, só precisam ser melhor trabalhadas. Muitos autores, teólogos, padres e leigos já descrevam por inúmeras vezes o significado da sexta-feira da paixão, mas só pode ser entendido o real fato se você vivenciá-lo no exato dia. É muito emocionante entrar no contexto da lembrança do dia. 

"Sempre falei as claras ao mundo. Ensinei nas sinagogas e no templo, ensinei onde todos se reunem, Nada falei as escondidas. Perguntem aos que me ouviram, eles sabem o que eu disse!" (João 18, 1)


Trazemos Jesus conosco no peito, numa cruz, quase sempre em forma de um pingente colocado sobre uma corrente e, sempre me perguntam por que o carrego se sei que ele ressurgiu. A cruz de Cristo não significa apenas o madeiro Dele. A Cruz (ou carregá-la) é tudo o que nos dificulta a vida, são as cruzes da vida, é aquilo que faz lembrar que devemo nos esforçar para sermos justos e criar relações sociais mais fraternas. Carregamos a cruz por amor aos outros. Carregamos por uma questão de obediência a Deus, caminhar junto com Ele, carregar junto com Ele. Na verdade até creio que a carregamos hoje mais por costume e lembrança do que por achar que Ele está aqui nela, se bem que tenho certeza que Ele está em mim, mesmo sem usar qualquer adereço e quando o trago comigo ou relembro na celebração da sexta a sua morte é apenas como contexto simbólico de sua passagem por esse rito, por uma tradição católica. 

Na verdade, todos sabemos que Cristo ressurgiu há tempos (ao menos os Católicos crêem nisso), mas por vezes O esquecemos e por isso lembramos a cada ano. Jesus veio trazer a Verdade ao mundo, por isso vemos ao longo do ano todo esse simbolismo. Mas afinal que verdade é essa? A verdade é o que é real. Ou seja, Ele é a própria verdade porque foi real e esteve entre nós, era a prova vivente de que Deus existe. Quando Ele fala que o reino dele não é deste mundo é porque devemos esperar por algo maior em nossas vidas e esta é uma das verdades. Sempre falo que é muito pouco ainda o que temos sobre Jesus, à medida que passamos a compreender o que ele tentou nos ensinar, aí sim, passamos a entender essa tal verdade. 

 
Nesta lembrança da sexta da paixão, Jesus vem fazer um novo chamado: a todos oferece a oportunidade de viver uma vida libertada sobre a qual nunca mais precisará chorar ou se lamentar. Muitas pessoas ainda sofrem porque gostariam de estar na proximidade da graça de Deus e não conseguem, mas também não pedem ajuda, talvez por vergonha, medo, egoísmo, enfim. Acabam caindo, recaindo e percebem que sozinhos não conseguem mais erguer-se. Reconhecer que essa situação precisa mudar é um primeiro passo e hoje é o dia certo pra isso! Retome o caminho Dele. 

A paixão de Cristo ainda será lembrada por muito tempo, cada geração que vier terá seus novos mártires, seus discípulos, seus seguidores clamando por Deus e por sua plena salvação e eternidade, porque ele vem te tirar da morte não só corporal, mas também espiritual, vem renovar suas forças a cada nova súplica. "Aqueles que morrem sacrificados como Jesus, por amor a uma vida mais digna, herdam a plenitude da vida. É por causa deles que a história continua com suas esperanças e o reino de Deus ganha credibilidade". (Leonardo Boff) 

A você caro leitor ou leitora, que agora chegou até aqui, saiba de uma coisa importante: Se você crêr na Ressurreição de Cristo, assim como eu, não lhe é mais permitido viver triste! Somos destinados a viver plenamente, alegres na esperança, confiados no amor e reconciliados com o mundo, com os irmãos e com Deus. Não basta só amar, seja feliz também! Amém???


" O desejo é de ser tocado pela verdade e ser capaz de interpretá-la para que assim o próximo possa sentí-la e experenciá-la, seja no desespero ou na alegria, de uma maneira que traga significado à sua vida e que toque outras pessoas também. Esta é a arte em sua mais nobre forma. Estes momentos de pureza continuam sendo uma das razões do meu viver..." (MJJ-1995)



Nenhum comentário: