Ainda temos amigos que nos fazem diferença?! (por Kyka Freitas)



Até um tempo atrás, achava que não! Estamos num mundo engolido pelo consumismo, pela falta de tempo, individualista, não há quase tempo para mais nada, mas lá num minutinho perdido do dia, na hora de dar aquela respiração mais profunda é o momento que me sobra pra refletir...

Uma boa vivência te faz parar ao longo do dia.
Nos últimos tempos, o mundo sofre pela falta de um alguém para te escutar falando, num outro lado é o inverso desta situação. O que te sobra então senão se trancar em seu mundo? Sei que é tão difícil quanto ter a coragem de falar consigo mesmo.
Dias desses, resolvi desligar o MSN, o Facebook, o Twitter, o Orkut e fazer um teste comigo de que reação teria longe destas redes sociais, pra minha surpresa, num primeiro momento senti enorme falta, bateu aquele desespero: será que as pessoas estão procurando por mim, como vou saber as notícias das outras pessoas sem acessar? Mas, ao longo das horas, meu corpo foi acalmando e fui percebendo que já era uma coisa quase impossível de se afastar, é como um vício difícil de largar porque todo o seu ser já está “quimicamente” dependente.

Todo vício é difícil de largar quando você já está “quimicamente” dependente.
Neste intervalo, fui avaliando as coisas ao meu redor: amigos “reais” que afastei por não ter tempo ou interesse em escutá-los, ambientes que me esqueci de decorar por não lembrar que a vida é colorida e não um simples preto e branco atrás de uma gélida tela de computador, trocar o espelho quebrado pra poder melhor me enxergar sem marcas que o tempo insiste em fazer desenhos geométricos, visitar familiares que nem sabiam que estavam felizes ou infelizes, mortos ou vivos, ricos ou pobres, CDs e DVDs que não mais escutava ou assistia, mas que me faziam ter lindas recordações de um tempo que deixei seguir e não voltaria mais.

O que aconteceu comigo neste intervalo de tempo?
Corremos um grande risco na vida quando nos esquecemos de nós mesmos e vivemos em função de outros, de uma sociedade, de uma religião, de uma perspectiva fútil, de hábitos não legais e não saudáveis.
Eis que no fim do túnel sempre há uma luz!
É neste pequeno instante que conhecemos um alguém que pode te devolver a luz da vida. Não quero dizer que você não tinha luz, na verdade você estava apenas deixando uma cortina cair sobre essa luminação e te causava uma cegueira que nem você mesmo sabia que estava ofuscando sua vida.
Alguns passam a enxergar novamente por uma dor, por uma misericórdia divina, outros por uma grande alegria, por um resgate, por uma mão amiga...

Mão amiga: há quanto tempo não seguro uma destas?

Muitos nos pedem conselhos, muitos querem que os escutemos, poucos voltam pra te contar se foram bem sucedidos em seus desafios após ouvir um conselho seu, então chega num ponto que você mesmo passa a se perguntar: e a mim, quem me escuta? Quem me dá conselho? Que pessoa estou me tornando: apenas um depósito humano?
Os dias passam você se enterra junto com suas indagações, a frustração aumenta, chega num ponto que você não consegue auxiliar mais ninguém, não quer escutar mais ninguém, não sorri, não chora, não se emociona, nada! Fica cética num mundo que não para, mas você parou! Procura ler uma autoajuda pra saber de onde vem o problema, vai num médico, nada, não há nada errado contigo, então o que está acontecendo?

 Você se envolveu tanto nos problemas dos outros que esqueceu de si mesmo!
 Mas Ele é tão grandioso contigo que te devolve azeite para tua lâmpada: "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46).Alguém se aproxima de ti, você recorda que este foi um que ontem o ajudou a se reerguer , entra em teu coração como você não espera, faz tempos que ninguém vem até você pra te ouvir, apenas para te escutar. De início é um enorme susto: “por que essa pessoa está se aproximando de mim e com que autoridade invade minha vida no mais íntimo local?”  Até ontem era assim que eu o via:  "E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?" (Lucas 6:39).    Mas hoje sei que é diferente, não tenho mais para onde ir solitariamente, terei que confiar!

Todos um dia tomam seu tombo, para que possam perceber que ninguém é maior do que Ele, e sem Ele nada somos!

Eis que você ganha um presente, alguém vem até você e pergunta: “está tudo bem com você?” De uma forma tão doce que você não consegue mais esconder que precisa também de alguém pra te escutar. Você se abre por inteiro como uma flor em seu desabrochar, confiante naquele novo amanhecer que irradia luz e alegria, força e vida.  Esse alguém te traz uma proposta nova: “"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5:17).
Passa a partilhar contigo seu momento novo... logo você é um “homem novo” uma “mulher nova”. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele ficarei e cearei, e ele comigo para todo o sempre." (Apocalipse 3:20).


Sentir a presença de um amigo ou de uma amiga em sua vida, não é apenas uma questão de confiar, de ter alguém ao teu lado, porque o ser humano não foi criado para viver isoladamente. O mundo moderno insiste em querer fazer esse pensamento inundar nossas mentes, e o que vemos são muitos jovens e adultos em depressão, em isolamento, mesmo quando há várias pessoas nos ambientes. E você, como está sentindo-se agora? Pare um pouco e reflita...
A alegria invade o teu coração, quando você está em paz com ele e com o outro! Creia que Jesus é seu amigo e que ele põe sempre a pessoa certa em teu caminho para provar a você que Ele está preocupado contigo.



“A Palavra de Deus é Lâmpada para os pés, e luz para o caminho!”

Hoje Jesus está chamando você!!!

"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46).




2 comentários:

Sara Cristina disse...

Nossa Kyka isso foi lindo, me ajudou a refletir um pouco sobre minha vida.
Que Deus a abençôe.

Consultora Kyka Freitas disse...

Se te serviu Sara, fico muito feliz em saber... que Deus te abençoe sempre. Viva feliz sempre!