PRINCÍPIOS PARA PROMOVER A INOVAÇÃO



Quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Princípios para promover a inovação
Faça Diferente - Fernanda Peregrino


A 3M investe pesado em inovação para conquistar e se manter no mercado. A meta é ter 40% de faturamento vindo de produtos novos, em 2014. Hoje, a multinacional possui 55 mil produtos em seu portfólio.

Para alcançar este objetivo, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento e está capacitando toda a sua equipe, incentivando o lado empreendedor e inovador de cada colaborador.
Conheça alguns princípios da 3M para promover a inovação: 
Aposte nas suas competências centrais e na diversidade

A equipe da empresa deve conhecer profundamente os processos e produtos da empresa. Isso garante o desenvolvimento de produtos e serviços com qualidade, mas também permite que a equipe perceba o que precisa ser melhorado para se ter sucesso.

As ideias de inovação podem surgir de diferentes fontes e experiências. Então, fique atento às várias possibilidades: ações da concorrência, novidades nos mercados externos, tendências setoriais e novas exigências do mercado. Um leque grande de produtos inovadores pode manter a empresa em posição favorável no mercado.

Delegue responsabilidades e prepare as lideranças

É preciso distribuir, descentralizar e confiar nos funcionários. A empresa deve dar liberdade aos funcionários para pensarem fora do estipulado e incentivar lideranças nas equipes, capacitando os funcionários como líderes e na cultura da inovação.

Estimule o empreendedorismo

A 3M permite que os cientistas dediquem 15% de seu trabalho a algo que amam fazer. A paixão pelo trabalho é o que motiva as pessoas a buscarem soluções para os problemas e desenvolverem novidades.

A empresa também avalia os funcionários por sua capacidade de inovar e das equipes de propor novos projetos. Oferece ainda treinamentos e os incentivos e canais para apresentação de ideias.

Assuma riscos e tolere o erro

A crítica muito forte aos erros cometidos mata a iniciativa. É preciso tolerar o erro para valorizar os projetos novos. Com certeza, é durante essas tentativas que surgem ideias inovadoras e lucrativas.

Foco no futuro

Desenvolva novos produtos, mas guarde reservas para outros projetos e para dar margem de manobra para o negócio sobreviver a qualquer sobressalto no mercado. Tenha em mente inovações sustentáveis, que não comprometam o crescimento da empresa no futuro.

Muitos empreendedores se focam nos resultados momentâneos, no entanto, a empresa também deve se planejar a longo prazo. Esse planejamento garante a permanência do negócio no mercado e faz com que a empresa se antecipe às mudanças de tendência.

Proximidade com o cliente

Mantenha contato com o cliente e saiba que necessidades de produtos e serviços ele tem. A partir desse relacionamento, é possível implementar inovações.

Com informações da Exame Brasil.
Você já formalizou sua empresa? 
Você encontrará informações na Etapa 3.

Site: http://www.sebrae-sc.com.br/negociocerto

Nenhum comentário: