Geração "Y", mas que geração é essa mesmo?

    
  
Estava em casa hoje pela manhã, e mudando os canais da tv, parei frente a TV Canção Nova, o palestrante da manhã, falava algo sobre a geração "Y", deve ser sobre jovens, mas afinal o que é isso, que termo é esse? Me perguntei!

Trabalhei muito tempo com jovens, mas ouvir falar assim, neste termo, acredito que não! Bom, mas continuei ouvindo o professor falando lá sobre relacionamentos entre esses mesmos jovens e muito me chamou atenção a forma da qual fazia-se entendido por aqueles que lá estavam o escutando, muito curioso, foi uma nova maneira de chegar nessa geração. Foi aí que compreendi o que era a tal geração "Y".

Segundo a Wikipédia:

A Geração Y, também referida como Geração millennials ou Geração da Internet é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela Geração Z.

Esta geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica.

Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram de presentes, atenções e atividades, (fomentando a sua auto-estima) de seus filhos.

Estes cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas.

Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo.

Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.

Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo do consumo de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender esta nova geração de consumidores que se constitui um público exigente e ávido por inovações.

Preocupados com o meio ambiente e causas sociais, essa nova geração tem um ponto de vista diferente das gerações anteriores que viveram épocas de guerras e desemprego, com o mundo praticamente estável e mais comodo a liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores esquecidos como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

OBS: Geração Y ou Generación Y é, também, o nome do blog da comentada cubana Yoani Sánchez. Espaço no qual a autora dicorre sobre o dia-a-dia na ilha de Cuba, suas dificuldades e a luta contra o regime que busca oprimi-la, silenciando-a.

O tempo passa, a moda muda, costumes são deixados de lado, mas os jovens são sempre os mesmos com desejos e anseios que subestimam o entendimento dos adultos, mas será mesmo? Sabe-se que O problema básico da humanidade sempre foi repassar o conhecimento da geração atual para as futuras. Mas como repassar esse conhecimento, sem choques com a realidade desta geração? 

De acordo com a especialista em mídia social, a Profa. Monica O'Brien, as melhores estratégias para apelar a atenção deste público, são: 

1. Construir uma equipe de rua.
A geração Y recebe a maior parte de suas informações confiáveis através de recursos, seus amigos. A maioria das empresas tem receio de deixar não-funcionários representa-los mas a geração Y é colaborativa, tecnologicamente mais experiente e bem na rede. A geração Y quer construir uma marca com você, então deixe-os fazer também por você. Forneça informações exclusivas, fotos e videos, dar-lhes espaço para opnarem em novos produtos e deixar eles falarem da empresa para seus amigos. 

2. Amarre-os com as causas.
A geração Y é conhecida por ser apaixonada por causas com questões do mundo, politica e meio ambiente. 

3. Anuncie no Celular
Os Jovens da Geração Y nunca saem de casa sem os seus aparelhos celulares, de acordo com o AdAge “um quarto dos 500 milhões de usuários do facebook acessam o site através de dispositivos móveis” este conjunto é duas vezes mais ativo do que os outros tipode de geração. 

A geração Y é a geração que define as tendencias do mercado, pois é o publico mais joven, são eles que traçam qual tendência a moda, a tecnologia deve caminhar. 

Calma a geração Y ainda não dominou o Mundo, mas é bem provavel, pois eles não tem medo de tomar decisões e muitos deles não se preocupam com jeitos “Antigo” de pensar, por isso grandes empresas com chefes de setores com a “cabeça fechada”, por isso a indicação de grandes empresas é colocar pessoas por mais antigas que sejam na empresa, com uma ideia de inovação a frente dos departamentos.

Portanto se você tem filhos, nascidos nesta época, analise e estude o tema! 


Pesquisa Bibliográfica: 

Nenhum comentário: